Joana Pereira
Joana Pereira (1996) é designer gráfica e ilustradora freelance.
No dia 6 deste mês, conheci o Ricardo. Natural da Mouraria, freguesia de S. Vicente, é um homem cuja idade ronda os 40 anos. O Ricardo mostrou-se, durante todo o tempo que conversámos, uma pessoa educada, honesta, extrovertida e vulnerável. Partilhou connosco um breve resumo da sua vida desgraçada — nasceu num contexto muito pobre, foi abandonado pelos pais e falou-nos das suas dificuldades e desafios, dos problemas que teve de saúde mental e, em tom emocionado, da necessidade que teve em recorrer à prostituição. Não tem quaisquer laços familiares: não tem nenhuma relação conjugal, não tem filhos e também não tem pais.
O Ricardo contou-nos ainda que ia ser despejado no dia 15 de fevereiro. O Ricardo recebe atualmente, do Estado, 190€ por mês. Esse dinheiro não chega para pagar casa, comida, medicação, eletricidade e roupa, ou seja, o essencial para ter uma vida digna. Descemos até ao Martim Moniz para lhe pagar a medicação e lá despedimo-nos com um abraço. Prometi que lhe ia ligar.
Com esta minha candidatura pretendo sensibilizar para esta crise habitacional e promover a manifestação de dia 1 de abril pelo direito à habitação (@casaeumdireito).
Errata: Se inicialmente (por ingenuidade) acreditei que podia ajudar diretamente o Ricardo, dando-lhe todo o dinheiro que recebesse, rapidamente percebi que essa não era a melhor opção. Por motivos de segurança, o contacto com o Ricardo será agora mediado pela Associação Renovar a Mouraria. Será a esta associação que o dinheiro vai ser doado, na sua totalidade. Ainda assim, o Ricardo está sinalizado, e foi-lhe dado o contacto da assistente social da Associação.
Apesar de ter as melhores intenções, e querer verdadeiramente ajudá-lo, percebi que sozinha é muito difícil. Continuo a acreditar no valor desta iniciativa, mas deixarei a responsabilidade a esta associação, uma vez que têm uma equipa competente e especializada e meios para lidar com estes casos. Finalmente, quero agradecer a toda a gente que votou na minha proposta e se sensibilizou com esta história.